Tutoriais

Programas para instalar jogos:

 - WinRAR
 - Daemon Tools
 - MagicDisc
 - HJ-Split
 - PowerISO


Como Instalar Jogos

Para instalar jogos com partes é necessário extrair as mesmas. Depois de extrair as partes, há 4 tipos de ficheiros diferentes que podem aparecer.
Podem aparecer mais ficheiros em formato RAR, R01 ou 001 para serem extraidos e, nesse caso, é só seguir o Tutorial da extração.

Podem aparecer ficheiros do jogo, prontos para jogar, sem ser preciso instalar (é um jogo Portable). Normalmente, neste caso, basta correr o ficheiro EXE, que vai ter um nome semelhante ou um diminutivo do jogo que sacaram.




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Pode aparecer uma ficheiro único, em EXE, que instala o jogo correndo-o (está opção é rara mas acontece).

A 4ª e mais comum opção é aparecer a imagem do jogo. A imagem do jogo (ou seja, o DVD Virtual), é um ficheiro que montamos no Daemon Tools ou no MagicDisc (ambos disponiveis cá no site) e de onde podemos instalar o jogo. A imagem normalmente é um único ficheiro ISO ou BIN, emboram possa ser cosntituida por 2 ficheiros (por exemplo, um MDF e um MDS), um muito grande e outro com apenas alguns KB (por norma, monta-se sempre a imagem maior).

Tanto o Daemon Tools como o MagicDisc são programas que criam Drives Virtuais e, quando montamos uma imagem no programa, é como se tivéssemos inserido o DVD do jogo na drive do PC. Obviamente que montar a imagem do jogo é só uma opção para instalar. Alguns programas gravam DVDs com os ficheiros directamente da imagem do jogo, sem ser preciso montar a imagem. No entanto, a opção mais fácil e mais barata (DVDs são caros!) é mesmo montar a imagem e instalar a partir daí.

Os processos para montar imagens são semelhantes nos 2 programas e, como uso o MagicDisc, vou mostrar as imagens com esse programa. Depois de instalarem o MagicDisc, deve estar um icone com uma mão e um CD na zona de icones ao pé do relógio. Façam:
Right Click no icone > Virtual CD/DVD ROM
Escolham uma das Drives que lá está e carreguem em Mount. Escolham a imagem que querem montar e a instalação deve começar automáticamente. Caso não comece, é só irem ao "Meu Computador" e abrir o CD do jogo.
 




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Depois da instalação começar, regra geral é ir carregando em "Next" até o jogo estar instalado. Antes da instalação começar, porém, pode ser pedido um Serial. O serial é um conjunto de códigos alfanuméricos e está cá no site para a maioria dos jogos. Se não estiver num jogo onde seja preciso, podem pedir-me ou ir procurar ao Google.
 
 
Extração de partes
 
 Em primeiro lugar, para teres o jogo, tens de sacar todas as partes do jogo. Depois disso, podes verificar se as partes estão todas com o mesmo tamanho (exceptuando a última, que é mais pequena). Se as partes não tiverem o mesmo tamanho, tens de sacar de novo as partes com tamanhos diferentes.
 






Ora, depois de ter todas as partes, dependendo do formato delas, temos 3 hipóteses para as extrair. Recomendo abrirem uma pasta e irem a:
Ferramentas > Opções de Pastas > Ver
E desligarem a opção "Ocultar extensões para tipos de ficheiros conhecidos". Assim, veem o formato dos vossos ficheiros e torna-se mais fácil perceber com que programa os devemos extrair.
 



















Se as partes estiverem em formato RAR ou em R01 (e R02, R03, R04, etc), saquem e instalem o WinRAR, disponivel cá no site, e façam:
Right Click no 1º ficheiro > Extract Here
Se for pedida uma password, deve estar junto com o post do respectivo jogo (se não estiver, avisem-me que eu ponho-a lá). Para porem a password, é só escrevê-la lá (cuidado com maiúsculas, minusculas, etc) ou então Copy/Paste a password do Post do jogo. Se vos der aviso de password errado sem ser logo ao inicio da extração, é porque a parte onde a password deu erro foi mal sacada.
 
 






















Se as partes estiverem em formato 001 (e 002, 003, etc), temos de ter atenção ao que vem antes dos números. Quando se usa o HJ Split, um dos programas que cria ficheiros em formato ".001", a imagem ".iso" do jogo, caso se chamasse "jogo.iso", ia ficar em partes:
jogo.iso.001
jogo.iso.002
jogo.iso.003
Etc.

Caso estivesse em formato "jogo.rar", o nome ia ser "jogo.rar.001", etc. Antes do 001, separados por pontos, vem o formato original do ficheiro que foi separado nas partes que vocês sacaram. Se não tiver sido usado o HJ Split, então o formato das partes não tem o formato original antes dos números. As partes da imagem "jogo.iso" chamar-se-iam:
jogo.001
jogo.002
jogo.003
Sem o ".iso" lá aparecer.

Ora, é consoante o formato original aparecer antes dos números ou não que se escolhe o programa para extrair as partes.

Se antes dos números estiver um formato de imagem ou um formato qualquer que nós reconheçamos (por exemplo, GC0006.iso.001), então temos de usar o HJ Join (disponivel cá no site). É só pegar no programa "Join32.exe" e pô-lo na mesma pasta onde estão os ficheiros do jogo e depois abrir o programa. Aparece uma janela preta e, quandoe ssa janela desaparecer, a extração foi completada e o ficheiro original deve estar agora na masma pasta.
 
















Se antes dos números não estiver nenhum formato (por exemplo, GC0006.001), então temos de usar o WinRAR (disponivel cá no site). Façam:Right Click no 1º ficheiro > Abrir Com > WinRAR > Extract To > OK
E o jogo é extraído para uma pasta dentro da pasta onde estão os ficheiros que vocês sacaram.